Trajetória e processo criativo de 1 EP sobre Linguagem de Programação

Víctor Romário
2 min readDec 30, 2017
Gravação do EP “Java.show( )”

Então… é 2017… o que fazer quando se está em sala de aula, ensinando umas das linguagens de programação mais (utilizadas) odiadas que eu já conheci? E como mostrar que pode ser fácil ?

Eu resolvi cantar paródias…até porque antes de entrar na universidade eu já havia tido uma experiência de escrever a história e as músicas de um musical, graças a uma professora de química que tive durante o ensino médio, que foi Patrícia Barradas.

Paródia sobre Máquina Virtual Java

Então foi no laboratório de dispositivos móveis e sistemas embarcados, no qual eu era voluntário, que escrevi a minha primeira paródia, da música “Womanizer” — Britney Spears, falando sobre Máquina Virtual Java.

Paródia sobre JavaFX

Já em casa, com o objetivo de explicar como é o processo de criação de um programa utilizando JavaFX, fiz uma paródia da música “Shape of You” — Ed Sheeran.

Particularmente acho que foi uma das melhores, falo em termos de conteúdo e não da voz (risos). E nos cursos, é a que visivelmente os alunos mais gostam. Teve um que levou um violão…Uau!

Cantando na sala a paródia sobre JavaFX

E foi usando o hit “Toxic” da Britney Spears, só que numa pegada mais acústica, que eu tentei passar o conteúdo sobre estrutura de dados.

Paródia da música “Toxic”, sobre Estrutura de Dados

E nossa, o feedback foi tão bom, em sua maioria, que rendeu, ainda em 2017, o EP “Java.show( )”, que teve músicas inéditas! Playlist abaixo:

E pra fechar 2017 com chave de ouro, rolou até homenagem da página “Vejo o Mundo em CSS” para mim, devido a estes feitos! Fiquei muito feliz!

Homenagem do “Vejo o Mundo em CSS”

Ahh e não foi só em uma turma que eu utilizei estas músicas, teve também uma tour…um curso itinerante, que passou por 4 universidades em Salvador-BA, com o objetivo de ensinar Java! E claro que eu cantei algumas das músicas, como nos vídeos abaixo:

Amei ter tido coragem e realizar estes trabalhos em 2017!

--

--

Víctor Romário

Student of Computer Engineering and Web and Mobile Developer