image

solidão, ai dão, ai dão

image


solidão, ai dão, ai dão
curta metragem · 5´ · 2024 · magriço

Um homem caminha num areal deserto carregando consigo a sua pá… De onde vem? Para onde vai? O que procura? Entre o amor e a morte, entre o desejo e a destruição. Um olhar sobre a condição humana e a busca pela plenitude… Baseado no poema “quasi” de Mario Sá Carneiro (Dispersão, 1914) numa celebração ao folclore português.

·

A man walks on a deserted sandy shore carrying his spade… Where does he come from? Where is he going? What is he searching for? Between love and death, between desire and destruction. A gaze upon the human condition and the pursuit of fulfillment… Based on the poem “Quasi/Almost” by Mario Sá Carneiro (Dispersão, 1914) in a celebration of Portuguese folklore.

+

calógrafias

image

CALÓGRAFIAS, derivante do Caló, aquele que fala a lingua Calon, Kalé ou Caló. Resulta de uma seleção de registos fotográficos do cigano, do calon, no seu espaço, no seu tempo. Testemunho fotográfico documental [2019-2023], no concelho de Coruche.

Um convite a visitarem os bairros e àqueles que nele habitam…

edição, fotografia e texto por magriço (2023), Coruche, 30 p.

Edição limitada · foto livro [+]

+

estudando o folclore

image

estudando o folclore · 2024

Uma fusão entre tradição e contemporaneidade, uma amostra e adaptações de músicas tradicionais, orações e expressões populares portuguesas. Pela recolha e adaptação de trechos sonoros [fandangotronic, autor desconhecido; como se fosse o adeus, Custódia Padeirinha); de alguns registos sonoros recolhidos por Michel Giacometti e Fernando Lopes-Graça (encomendação das almas, solidão, ai dão, ai dão); e da recolha etnográfica de expressões e orações recolhidas por José leite de Vasconcellos (trinco e parto, trango mango).

Disponível em: spotify

+