Pular para o conteúdo

Por Gabriel Alberto, Gshow — Rio de Janeiro


Sempre divertido, Edmilson Filho mora nos Estados Unidos há 20 anos e é tricampeão brasileiro de taekwondo — Foto: Arquivo Pessoal

Edmilson Filho, o Francigleydisson de Cine Holliúdy, colhe o sucesso da série e relembra o sonho de infância em unir suas duas paixões: a comédia e as artes marciais. Ao Gshow, o ator cearense de 42 anos, único artista da família, relembra seu início na carreira como ator, o tricampeonato brasileiro de taekwondo e a ida para Califórnia, local em que mora há quase 20 anos.

Com uma irmã psicóloga e outras duas irmãs que trabalham na área da educação, desde criança Edmilson gostava de fazer sua 'graça'. Com referências como Charles Chaplin, Buster Keaton e, no Brasil, Renato Aragão, o ator conta que se tivesse que destacar uma de suas principais influências seria Jackie Chan, "por conta da comédia e das artes marciais". Apesar do sonho de ser artista, Edmilson teve que esperar um pouco para realizá-lo, colocando-o em pausa enquanto ia atrás do sucesso como atleta de taekwondo.

"Em 1993, ganhei o Festival de Humor no Ceará e comecei a fazer vários espetáculos pela cidade, junto com o Haroldo Guimarães (o Munízio de 'Cine Holliúdy'). Eu sabia que voltaria à arte, mas não sabia como, se através do teatro, da TV ou do cinema e acabou sendo o cinema".

"Em 2004, a gente fez um curta, eu e o Halder (Gomes, diretor de cinema e da série), 'O Astista e O Cabra do Mal'", conta.

Edmilson Filho mostra flexibilidade em Venice Beach, em 1999 — Foto: Arquivo Pessoal

EDMILSON FILHO, O TRICAMPEÃO BRASILEIRO DE TAEKWONDO

Aliás, a parceria com Halder Gomes, diretor da série, é antiga. O ator treinava na academia de taekwondo do diretor, em Fortaleza, local no qual conseguia unir suas duas paixões. Com 18 anos, Edmilson Filho fazia números de comédia na academia em que treinava.

"Desde o começo, ficamos próximos. Eu fazia shows de humor na academia para arrecadar dinheiro pra gente viajar para os campeonatos, então ele sempre me teve na cabeça como aquele cara artista e comediante".

"Quando vieram os filmes, fui o primeiro pela parceria e pelo Francisgleydisson ter que ser atleta e engraçado. Acho que já estava escrito em algum lugar que a gente ia se encontrar e fazer essa jornada juntos", declara Edmilson.

Edmilson Filho posa em Seul, na Coreia do Sul, em 2008 — Foto: Arquivo Pessoal

O tricampeonato brasileiro no taekwondo levou o ator a alçar novos voos. Por conta da vida de atleta, Edmilson Filho viajou para mais de 25 países e foi convidado para treinar na Califórnia e participar de alguns campeonatos. O cearense tinha intenção de voltar, até chegar nos Estados Unidos e uma reviravolta acontecer em sua vida.

"Na academia, conheci minha esposa e estamos juntos até hoje. A gente se casou, moramos três anos em Londres e depois voltamos pros Estados Unidos. Abri uma academia em Nevada, depois abri outra no Arizona e as coisas foram dando certo. Acredito muito que cada um tem a sua estrela", acredita o ator.

Hoje em dia, o ator não gerencia mais as academias, mas além de atuar, mantém-se ativo escrevendo o roteiro de seus espetáculos e dirigindo. Inclusive, Edmilson revela que além de escrever, dirigiu dois curtas nos Estados Unidos e trabalha no projeto de um longa.

O cearense segue praticando taekwondo e conta que o esporte o ajuda na vida de comediante. "Viro um ator muito diferenciado porque sou o cara que luta, faz comédia, fala inglês e é nordestino. Eu tenho um diferencial por causa das artes marciais", acredita. Ao ser questionado sobre como o taekwondo o ajuda e influencia na comédia, destaca a disciplina como um dos principais pontos de aprendizado que une as duas artes.

"Sou uma pessoa concentrada e a arte marcial me dá mais disciplina pra atuar e conseguir estar mais presente nas cenas, passar uma naturalidade maior", diz.

Edmilson Filho mora há quase 20 anos nos Estados Unidos, aqui em 2015, em frente à paisagem clássica de Hollywood — Foto: Arquivo Pessoal

VIDA NOS ESTADOS UNIDOS

Casado com Melissa e pai de Chloe, 13 anos, e Maddie de 10, Edmilson é bem discreto quanto a sua vida pessoal. O ator não costuma compartilhar muito sobre sua rotina familiar nas redes sociais, preservando a privacidade da família e mantendo seus perfis com um foco na sua vida profissional.

"Tento ser o mais discreto possível em relação à família e colocar coisas do trabalho, porque pessoas que você nem conhece vão dar opiniões sobre relacionamento, dizer como deve se comportar e o que você deve fazer", declara.

Edmilson Filho, a esposa Melissa e as filhas Chloe e Maddie — Foto: Arquivo Pessoal

Morando há quase 20 anos fora do Brasil, o ator tenta analisar e refletir sobre as diferenças comportamentais entre os Estados Unidos e seu país de origem. Edmilson destaca que apesar de ter se adaptado à vida fora do país, o choque cultural é inevitável, mesmo tentando manter sua origem.

"Eles estão bem mais à frente em algumas questões sociais e isso leva tempo para uma adaptação. Hoje já estou bem acostumado com tudo, mas ainda sinto a diferença", garante.

Edmilson Filho e a esposa Melissa — Foto: Arquivo Pessoal

O cearense lembra quando chegou nos Estados Unidos para treinar taekwondo e ao ser questionado se sofreu algum tipo de preconceito por ser brasileiro, disserta sobre o assunto e rejeita o senso comum de que os americanos são pessoas mais frias:

"Nunca sofri preconceito em relação a ser brasileiro. A questão é que quando o imigrante chega aqui, principalmente o brasileiro, ele se fecha muito. Ele sempre convive com brasileiros. Às vezes tem aquela história de que o americano é frio, mas de forma nenhuma, basta você ter um ciclo de amizades, conhecer as pessoas".

Edmilson continua e conta que o fato de ter ido através da academia e sendo campeão no taekwondo facilitou sua adaptação junto aos americanos e conclui: "Fui muito bem acolhido".

ASSISTA AO PRIMEIRO EPISÓDIO DE TOME PRUMO

Tome Prumo (1ª Temporada) - Episódio 1: Calibrando

Tome Prumo (1ª Temporada) - Episódio 1: Calibrando

Cine Holliúdy é uma série de Marcio Wilson e Claudio Paiva, baseada no longa-metragem homônimo escrito e dirigido por Halder Gomes. A direção artística é de Patricia Pedrosa e a direção de Halder Gomes e Renata Porto D’Ave. No elenco estão Edmilson Filho, Leticia Colin, Matheus Nachtergaele, Heloísa Perissé, Falcão, Haroldo Guimarães, Gustavo Falcão, Solange Teixeira, Carri Costa e Frank Menezes, além de participações especiais de Ney Latorraca, Chico Diaz, Miguel Falabella, Ingrid Guimarães, Tonico Pereira, Bruno Garcia, Rafael Infante, Rafael Cortez, entre outros.

Carregando Carregando
Mais do gshow