12 Programas Imperdíveis no Porto

 

O Porto é a segunda maior cidade do país e, geralmente, a segunda cidade visitada pelos turistas depois de Lisboa e arredores.

A questão é que nem sempre ficam muitas dias na cidade. Em média, são dois ou três dias reservados para essa cidade incrível.

Então para ajudar vocês a não perderem nada, vejam os programas imperdíveis no Porto:

12 Programas Imperdíveis no Porto

1 - Conhecer a Estação São Bento: uma das mais bonitas do mundo, é toda decorada com os típicos azulejos portugueses (mais de 20 mil!) , que retratam conquistas importantes de Portugal, especialmente do Norte de Portugal.

2 - Sé e Terreiro da Sé: é a catedral do Porto e fica bem próximo a ponte D. Luís e a Estação São Bento. Do Terreiro, você vai ter uma vista incrível da cidade cheias de sobradinhos típicos com roupas penduradas, da Torre dos Clérigos e da parte em frente a igreja, uma boa vista do Douro.

3 -  Dar uma volta e descer pelo bairro da Sé em direção a Ribeira: na minha opinião, o bairro mais característico e charmoso do Porto. Deixe-se perder e apaixonar por suas ruelas. Sempre a descer, logo logo chegarão a Ribeira.

4 - Ribeira: É literalmente a ribeira do Douro, é muito turístico e excelente para tirar fotos.  Bom para tomar um fino (como o chopp é chamado no Norte de Portugal), ou um vinho admirando o pôr-do-sol. Para o fino, pode escolher o lugar que mais te agrada ou com melhor ângulo. Para o vinho, eu sugiro o Wine Quay Bar, e se tiver espaço, ficar do lado de fora, que é literalmente uma varanda sobre o Douro e tem vinhos para todos os preços e gostos. Esta região para refeições não é a melhor por ser muito turística, os preços são mais altos e a comida nem sempre corresponde ao esperado.

5 - Ponte D. Luís I:  TEM QUE andar pela Ponte, sem dúvida, é o melhor visual do Porto. Aproveitar para curtir a vista do Porto e do Douro também no Mosteiro da Serra do Pilar e Jardim do Morro (ambos são do lado de Gaia).

6 - Cave do Vinho do Porto: Vir ao Porto e não conhecer um pouquinho da história do Vinho do Porto, não conta como vinda ao Porto. As caves ficam na margem do Douro mas do lado de Gaia e tem opções para todos os gostos e bolsos. Em média, as visitas demoram entre 30 min e 1h e terminam com uma degustação escolhida por você. Aproveite depois para admirar o Porto da "Ribeira de Gaia".

7 - Experimentar a Francesinha: prato típico da cidade que é uma espécie croque-monsier português, e entre os ingredientes podem estar linguiça, salsicha, fiambre (que é o presunto no Brasil), queijo, bife, o molho (que é o grande segredo) e alguns versões contam com ovo também.

 Confiram as minhas indicações em : Onde Comer Francesinha no Porto

 

8 - Torre dos Clérigos: já se encantou com ela de quase todos os ângulos da cidade, né? Que tal subir para ter uma vista do Porto do alto? Eu prefiro outros ângulos para admirar a cidade, mas sem dúvida, você deve subir e tirar suas próprias conclusões. ( A entrada custa 5€)

9 - Livraria Lello: É uma das livrarias mais bonitas do mundo, portanto, acho que não precisa muitas explicações extras, né?! (o bilhete custa 5€, que são descontados se comprar um livro).

10 - Ir à Praça Gomes Teixeira, admirar a Reitoria da Universidade do Porto e a famosa Igreja do Carmo (uma das mais famosas do Porto, se não a mais famosa!) e a Igreja das Carmelitas.

11 - Admirar a Avenida dos Aliados: principal avenida do Porto, rodeada por prédios de arquitetura imponente e ao topo, a Câmara Municipal do Porto. No período das festas de fim de ano, o letreiro PORTO (perfeito para fotos) se encontra no centro da praça.

12 - Jardins do Palácio de Cristal: são lindos e há vários ângulos diferentes para se admirar o Douro e suas pontes. Ainda pouco conhecido entre os turistas, é um dos meus lugares preferidos para "passar o tempo" encantada com a beleza dessa cidade e tirar muitas fotos, claro! Vocês precisam ir para conferir com seus próprios olhos.

Se ainda não sabe onde se hospedar no Porto, confira as dicas de melhores localizações e sugestões de hospedagem.

Booking.com

 
sobre a autora.jpg